Apresentação

Square

Já fiz muitos sites. Foram emissoras e programas de TV, sambista, médico, jornal, faculdade, banco, pilotos de corrida, microempresas, holding de telecomunicações, holding de tecnologia e varejo, fotografia, grupo escoteiro, editora, laboratórios clínicos, eventos, administradora de aeroportos… Mais do que fazer sites, atuar como Web designer e Gerente de Projetos Digitais me permitiu ter contato com diferentes realidades de negócios.  Uma experiência de marketing formidável, conhecendo particularidades de diversos mercados e consumidores.

Logo no primeiro trabalho dentro de uma Agência tive contato com termos e a realidade do mercado de capitais e junto com a equipe tive a felicidade de ganhar um prêmio como melhor site de Relações com Investidores.

Além disso, foram vários sites entre os 3 melhores em diversas categorias do prêmio Ibest, o prêmio de maior reconhecimento na época.

Depois de mais de 15 anos de experiência é muito interessante observar o quanto o desenvolvimento de sites se transformou no Brasil, tecnicamente (ninguém mais diagrama com tabela – não havia “tableless”) e como negócio – lembra como era o mundo antes do Google e da Banda Larga?

Os sites eram muito diferentes entre si. Cada site era carregado de personalidade e estilo próprio. Havia muito Flash e eram comuns os applets Java nos sites pessoais. Curioso é que a velocidade da internet hoje é muito superior, mas o foco na entrega do conteúdo ou serviço desejado pelo internauta aperfeiçoou o web design. Mas antes muitos de nós torcíamos o nariz pro Jacob Nielsen.

Era uma época onde predominava o aprender fazendo, tentativa e erro, pois nível superior específico para Web não existia, as técnicas mudavam mais rápido do que o currículo de um curso de graduação conseguiria acompanhar.  Esse foi um dos motivos que me fez optar por estudar Marketing e Administração. Interessava-me como as estratégias para cada site eram elaboradas, de acordo com o mercado em questão.

Atualmente meu foco está em Projetos de Marketing, Publicidade e Branding, além de criatividade utilizo metodologias como o PMBOK e recursos proporcionados pela Tecnologia da Informação.  Isso eu apresento no meu outro site www.joaoluiz.com.br.

Aqui neste site, www.joaoluiz.net, apresento o meu portfólio, minhas raízes no Marketing Digital e pretendo contar como era o trabalhar com internet no fim dos anos 90 e a primeira década dos anos 2000.